Fale conosco
         
Fale conosco

 
Pesquisar

Viola Clássica


R$ 50,00

 

Ingresso: A partir de 07 anos completos. 

Curso completo: 6 niveis

 

 

 
 
DETALHES DO CURSO

viola (também chamada altovioleta ou viola de arco) é um instrumento musical da mesma família do violino (de arco e quatro cordas) e visualmente se assemelha a este (inclusive na maneira de se tocar), entretanto possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave, sua altura é intermediária entre o violino e o violoncelo. Além destes três instrumentos, a família dos instrumentos de cordas friccionadas por arco possui o contrabaixo.

Assim como outros instrumentos de cordas, as violas também podem ser amplificadas eletronicamente. Muitos a utilizam na música popular, jazz, rock, sua utilização mais comum é na música clássica, principalmente em naipes de cordas de orquestras, ou em formações camerísticas como o quarteto de cordas.

Timbre da viola

Afinada nos tons Lá (1°corda), Ré (2°corda), Sol (3°corda), Dó (4°corda), aviola possui um notável poder expressivo de acento mais suave, recolhido e melancólico.

Grandes compositores, clássicos, românticos e modernos, apreciando as qualidades extremamente emotivas deste instrumento escreveram obras muito importantes como concertos, sonatas e suítes.

Origem da viola

viola foi criada entre os séculos XIV e XV. A primeira Publicação relativa foi: Régola Rubertina em 1543 por Ganassi del Fontego.

A viola como a conhecemos hoje possivelmente surgiu da Viola D'amore (Imagem ao final do artigo)


Comparação entre o Violino(esquerda) e a Viola (direita)

Tem tamanho pouco maior que o violino e também arco com tamanho e peso diferente do violino. Porém, para se tocar o instrumento adota-se técnica praticamente idêntica.


Viola D'amore

viola é um dos instrumentos que utilizam a clave de Dó (na terceira linha) e em regiões muito agudas utiliza a clave de sol.

Extensão: de 128 Hz a 1.280 Hz.

A palavra viola foi utilizada por muito tempo (antes do Século XVI) para identificar genericamente qualquer instrumento de arco. Até fins do século XVl, havia mais de dez instrumentos com o nome de viola: Viola da Braccio, Viola Bastarda, Viola d´Amore, Viola da Gamba.

A Viola como conhecemos hoje, evoluiu da Viola da Gamba para a Viola de Braccio – Viola de Braço, aliás, o nome da Viola em Alemão é Bratsche, que é uma corruptela de Braccio, que era tocada apoiada pouco abaixo do ombro, no peito.

A partir de meados do século XVII, as famílias Amati, Guarneri e Stradivarius passaram a produzir Violas mais parecida com as de hoje em dia.

As diferenças entre os timbres da viola e do violino são claramente audíveis na Sinfonia Concertante (K.364) de Mozart.

Na música de câmara a viola sempre teve papel fundamental e faz parte da formação tradicional do quarteto de cordas.

 

Fonte: http://amadeus.comunidades.net/historia-dicas-e-curiosidades-da-viola

FOTOS

Cursos relacionados


 
Cadastre-se para receber novidades
Informe seu e-mail ao lado



Inicial         A Escola         Matrículas         Eventos         Cursos         Professores         Grupos         Vídeos         Contato

Rua Vigando Kock, 45 | Centro - São Bento do Sul - SC | CEP: 89280-364
© Copyright 2021 • Escola de Música Donaldo Ritzmann
by SAMUCA